sábado, 26 de junho de 2010

Por dentro da primeira fase


Muitas zebras classificadas para as oitavas de final da Copa do Mundo. No grupo A, o Uruguai sobrou na turma e se classificou sem sustos, ao lado do México. A decepção ficou por conta da África do Sul, a primeira dona da casa a não passar de fase, e a vice-campeã França, que foi simplesmente patética.

No grupo B, as zebras africanas ficaram de fora. A Argentina sobrou na turma e jogou muito mais futebol que até mesmo os hermanos esperavam. A segunda vaga ficou aberta e acabou dando Coreia do Sul, mas Nigéria e Grécia lutaram até o fim.

Seguindo, a Inglaterra decepcionou. Jogou mal seus três jogos, mas conseguiu se classificar em segundo. Os Estados Unidos, apesar do primeiro lugar do grupo C, tiveram apenas momentos de bom futebol, mas podem crescer.

A Alemanha surpreendeu e apesar da derrota para a Sérvia, apresentou bom futebol. Gana mostou ser o melhor dos africanos e se classificou. Decepção para a Sérvia, que só jogou bem contra os alemães, mas de resto não mereceu passar de fase.

A zebra passeou pelo grupo E. A Holanda fez seu papel, ganhou seus três jogos e se classificou em primeiro. Esperava-se que Dinamarca e Camarões lutassem pela segunda vaga, mas o Japão atropelou e está nas oitavas com duas vitórias convincentes.

A Itália, valendo-se do poder de sua camisa, achou que poderia ganhar de qualquer um a qualquer momento. Enganou-se. Depois de empatar com Paraguai e Nova Zelândia perdeu da correta Eslováquia pelo Grupo F. Os paraguaios foram muito bem e sobraram. Menção honrosa à evolução da Nova Zelândia, que de baba da Copa, arrancou três empates e por pouco não se classifica.

No grupo do Brasil, nenhuma surpresa. A seleção da Costa do Marfim deixou um pouco a desejar e ficou de fora. Destaque para a goleada de Portugal sobre a Coreia do Norte por 7 a 0.

No grupo H, a Espanha patinou, perdeu para a Suiça e se classificou. O Chile apresentou um futebol muito além do esperado e também mereceu a classificação. Apesar de derrotarem os espanhóis, os suiços não souberam decidir contra Honduras e ficou de fora.


************************************************************************

O personagem da primeira fase, sem dúvida, foi Diego Armando Maradona. Com seus trejeitos e elegância na beira do campo, o técnico da Argentina provocou o amor dos sul-africanos e a inveja dos adversários. Não tem jeito. Provocando amor e ódio, Maradona é sempre Maradona.

0 comentários:

Postar um comentário