quinta-feira, 24 de junho de 2010

Bonitinhos, mas ordinários


Passei boa parte da pré-Copa ouvindo como os italianos eram bonitos e sexy, mas nada disso adiantou quando a bola rolou. Com uma seleção envelhecida, com pouco talento ofensivo e com uma defesa, que se em 2006 foi o ponto forte, desta vez falhou demais, a atual campeã Itália caiu na primeira fase e não pode mais alcançar o pentacampeonato do Brasil.

A Azzurra começou a partida contra a Eslováquia da mesma forma blasé, que enfrentou Paraguai e Nova Zelândia. Desinteressada, achando que só a camisa marcaria o gol da classificação a qualquer momento, os italianos foram surpreendidos com o gol de Vittek, aos 25 minutos do primeiro tempo.

Mas, o revés não mudou o jeito de jogar italiano e os eslovacos continuaram dominando a partida. A Azzurra só deu sinais de melhora a partir da da entrada de Pirlo, que empurrou a equipe para frente. A partir daí, a Itália entrou em campo e pressionou o adversário.


Só que em um contra-ataque Vittek ampliou para a Eslováquia. Quando tudo parecia perdido, Di Natale diminuiu e deixou os italianos a um gol da classificação. A Itália pressionou, a Eslováquia se defendeu, tirou bola em cima da linha e até teve a sorte do bandeirinha anular um gol muito complicado (Quagliarella estava impedido por muito pouco). Quando esteve muito perto do gol de empate, os italianos tomaram uma marretada na cabeça. Kopunek tocou na saída de Marchetti e fez 3 a 1.

O golpe foi definitivo. Nem o gol de Quagliarella, já nos acréscimos impediu a eliminação. A final da Copa de 2006 entre Itália e França, ficou eliminada na primeira fase. Com a saída da Azzurra, a Copa perde em emoção, empolgação e talento. O futebol, mais uma vez, mostra que só ser bonito não adianta.

Rodrigo Stafford

1 comentários:

Tati disse...

Não só na pré-Copa, passou ouvindo durante também e ainda ouvirá os lamentos. Leia a capa do caderno de esportes do Globo hoje e você entenderá a comoção (e se lembrará de mim).

Quanto ao futebol, realmente não mereceram. Se tivessem jogado com a vontade dos 10 minutos finais teriam vencido a NOva Zelândia e a Eslováquia, mesmo com um time fraco e envelhecido. Mas acharam que a camisa ganharia sozinho. Ainda assim preferia ver os italianos aos eslovacos nas oitavas. E pelo futebol!

Só ser bonito nem sempre adianta, mas que faz diferença, faz. E eles farão muita falta nesse quesito. Se bem que o Higuaín continua por aí

25 de junho de 2010 às 10:20

Postar um comentário