domingo, 16 de maio de 2010

A evolução australiana


Um dos países que mais evoluiu no cenário futebolístico mundial, a Austrália tem como base o investimento nos jovens. Este trabalho pode ser aferido com as boas campanhas no Mundial Sub-17 de 1999 (vice-campeã) e Sub-20 1993 (quarta colocada). Outras grandes campanhas foram os Jogos Olímpios de 1992 (quarta colocada) e Copa das Confederações em 97 (vice-campeã) e 2001 (terceira colocada).

O futebol sempre foi renegado entre aos australianos, em relação ao rugby, a grande paixão nacional, mas com alguns estrangeiros jogando no país (casos de Juninho paulista, Romário, entre outros) aumentou o interesse, neste que atualmente é um dos grandes exportadores de jogador para o Campeonato Inglês.

A grande cartada dos dirigentes foi conseguir trocar o local das Eliminatórias. Antes, a Austrália disputava vaga com a Oceania, onde enfrentava péssimos adversários como Nova Zelândia e Samoa. Agora, na Ásia, pega times com maior qualidade, assim evoluindo seu futebol.

A Austrália vai para sua terceira Copa (74 e 2006), na última, surpreendeu o mundo ao se classificar num grupo com Brasil, Croácia e Japão. Nas oitavas, acabou eliminada pela campeã Itália, com um pênalti duvidoso, já no fim da partida.

Em um grupo complicado (com Alemanha, Sérvia e Gana), os australianos terão que suar muito, mas com um pouquinho de sorte podem se classificar. Alguém duvida?

0 comentários:

Postar um comentário