segunda-feira, 12 de julho de 2010

Espanha campeã do mundo


Nada de amarelo. "La Roja" é campeã do mundo! A Espanha venceu a Holanda por 1 a 0. O título ficou em boas mãos e consagra uma geração de craques como Casillas, Xavi, Iniesta, Sergio Ramos e Villa.

Muitos falaram que a Espanha foi campeã por méritos. O futebol não é uma meritocracia e constantemente o melhor não ganha. Aliás, é até difícil o melhor ganhar, vide exemplos como Hungria 54, Holanda 74 e Brasil 82 só para citar alguns. Na Copa da África do Sul foi assim. A melhor equipe disparada foi a Alemanha, mas sem Müller, na semifinal, os alemães se perderam e não jogaram nada contra os espanhóis.


O jogo começou como uma verdadeira batalha campal. Os dois times distribuíram pancadas e o árbitro inglês Howard Webb conversava, mas não coibia a violência, mais acentuada no time holandês. O futebol ficou em segundo plano e chances mesmo, uma para Sergio Ramos no início do jogo e um bom chute de Robben no final.

No segundo tempo, os times resolveram jogar e a partida melhorou. Sneijder, que estava completamente apagado, resolveu aparecer e deixou Robben na cara do gol, mas Casillas fez uma defesa brilhante com a ponta da chuteira.

Logo depois, Villa teve boa chance mas a zaga tirou. Não satisfeito em perder um gol, Robben tomou a bola de Puyol e perdeu outro, em ótima saída do goleiro espanhol. A Espanha melhorou com a entrada de Navas no lugar de Pedro, mas a impressão é que o gol não sairia jamais, para nenhum dos lados.

Fim dos noventa minutos, veio a prorrogação e os times melhoraram. Fabregas e Navas deram bons chutes assustando Stekelenburg. A Holanda quase marcou quando Casillas saiu mal do gol, mas Mathijsen cabeceou ára fora.

O holandês Heitinga foi expulso e a Espanha foi toda para cima. Fabregas tentava organizar o jogo e conseguiu. Aos 10m, ele achou Iniesta pela direita e o meia chutou sem chances para o goleiro.

Era o gol do título espanhol, o gol que tirava o peso de 80 anos de Copas do Mundo sem um título sequer e que colocava a Espanha onde já merecia a algum tempo (a Holanda merecia também) estar no hall dos vencedores de Mundiais.

Mais do que fazer a festa na Espanha, o gol de Iniesta provou que polvos entendem mais de futebol do que a maioria dos seres humanos. Parabéns Paul!


Rodrigo Stafford

3 comentários:

Tati disse...

Paul foi o grande nome da Copa do Mundo. mas também ele tem 9 cérebros

12 de julho de 2010 às 10:19
Rodrigo Stafford disse...

E o Lula nenhum...

12 de julho de 2010 às 11:53
Rodrigo Stafford disse...

E o Lula nenhum...

12 de julho de 2010 às 11:55

Postar um comentário