sexta-feira, 2 de julho de 2010

Dizem que ele é Loco


Depois da derrota do Brasil, a sensação é de que a sequência da Copa perde a graça (sim, eu torço pela seleção apesar de tudo). Mas eis que surge um jogaço com tudo de bom e ruim que se pode ter, emoção literalmente até o fim e me pego sendo Uruguai desde criancinha (não, eu não sou alvinegra nem tenho ligações afetivas com os uruguaios). Só sei que vibrei com o pênalti de Loco Abreu que garantiu os 4 a 2 nos pênaltis, após 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação.

À parte o pênalti de Loco Abreu, com cavadinha e tudo - os rubro-negros se lembram muito bem daquele abril passado -, e a ótima atuação de Forlán, os nomes do jogo foram outros. Primeiro Gyan, o craque da seleção de Gana. Fez as principais jogadas do time, era o cara da seleção africana. E não fugiu da responsabilidade. Foi lá, pegou a bola aos 15 minutos do segundo tempo da prorrogação para bater o pênalti. Mandou a bola no travessão e a classificação de Gana pro espaço.

O outro foi o atacante Suárez. O uruguaio salvou a celeste duas vezes seguidas. No último lance da partida, tirou com o pé e depois cortou a bola com a mão, antes que ela entrasse. E decretasse o fim do sonho uruguaio. Justamente expulso, saiu desolado de campo, aos prantos. O sorriso voltou quando viu Gyan perder a cobrança. Atitude antidesportiva? Pode ser. Mas adoraria alguém da nossa seleção mostrar tamanha coragem e raça por seu país. Merece uma estátua em Montevidéu.

Ah, o jogo em si também foi bom no tempo normal. Cada equipe dominou um período da partida, tiveram inúmeras chances de gols, os goleiros apareceram para o bem e para o mal. Muntari abriu o placar no fim do primeiro tempo num chutaço. Forlán igualou no segundo. Ambas as seleções só queriam saber do gol. Os uruguaios cansaram na prorrogação, mas foram bravos e impediram (com a mão salvadora de Suárez) o gol fatal.

Gana está de parabéns pela campanha. Representou bem os africanos e Gyan sai da África do Sul com status de craque, mesmo na derrota sofrida. Uruguai, bicampeão mundial, voltou a ser grande e salvou o dia dos sul-americanos.

Tatiana Furtado

3 comentários:

Rodrigo Stafford disse...

Os uruguaios e ganeses mostraram culhões e estão de parabéns. E o Suárez, hein? Virou craque, hahahah

2 de julho de 2010 às 21:15
Paula Coutinho disse...

é isso q eu dizia no meu time de pernas-de-pau: tira a bola nem que seja com a mao!!! se marcarem o penalti, depois a gente se vira... Nota 10 para o espirito uruguaio!!! Quem diria, os botafoguenses sao os unicos brasileiros q terminaramo dia felizes!!!

2 de julho de 2010 às 21:34
Tati disse...

Como se diz na América do Sul: ellos tienem huevos

3 de julho de 2010 às 09:58

Postar um comentário